Afinal, quais os impactos da tecnologia no mercado imobiliário?

A transformação digital promoveu mudanças significativas nas metodologias e rotinas de trabalho. Nos últimos anos, o uso da tecnologia no mercado imobiliário alterou as funções dos profissionais. Se você é corretor, precisa estar atento às inovações para conquistar espaço no mercado e manter seu diferencial competitivo.

O impacto das novidades no setor é grande: vem dinamizando processos, facilitando e acelerando vendas, prospecção de clientes e outros fatores importantes a quem deseja ganhar a vida vendendo imóveis.

Está interessado no assunto? Siga na leitura para ficar por dentro das novidades tecnológicas e veja o quanto é importante se adaptar a elas.

Como a tecnologia impacta o mercado imobiliário?

As inovações já fazem parte do cotidiano e mostrar que você as domina é uma forma eficiente de atrair o comprador: denota conhecimento e preocupação em estar atualizado para otimizar a prestação dos seus serviços. Confira algumas vantagens de estar a par das novidades.

Facilidade na comunicação

Hoje o corretor 2.0 pode providenciar aqui no Brasil a casa dos sonhos de alguém sediado no Japão e que nunca pisou em solo tupiniquim. O uso da internet e das redes sociais é útil na prospecção de clientes, divulga seu trabalho com alta escalabilidade, em nível global, aproxima as partes e as coloca em contato imediato de qualquer lugar do mundo.

Auxílio na tomada de decisão

O tal comprador japonês pode visitar o imóvel remotamente por causa da realidade virtual, como falaremos adiante. Assim, ele tem acesso a informações sobre a obra, bairro e região quando você envia links ou publica online vídeos e artigos relacionados ao tema.

Personalização dos serviços

Existem aplicativos de CRM capazes de concatenar os dados de todos os seus clientes e registar as interações que você tem com cada um. A ferramenta é útil à fidelização, familiariza o corretor 2.0 com os interesses de quem ele atende e aumenta as chances de assertividade na hora de mostrar uma casa ou apartamento disponível no mercado.

Agilidade dos processos

O uso da tecnologia acelera o processo de venda porque dinamiza questões burocráticas (assinatura e envio da papelada), transferências monetárias, negociações e resolução de problemas — como a necessidade de pintura das paredes e pequenos reparos no imóvel antes da entrega das chaves.

Melhoria na gestão de documentos

Aplicativos para corretores imobiliários permitem o armazenamento em nuvem de contratos e outros papéis importantes. Assim, o profissional tem acesso rápido e fácil aos dados do cliente de onde estiver. Ainda, o documento não sofre deteriorações com a ação do tempo, dispensa espaço físico e não corre o risco de ser perdido.

Quais tecnologias estão sendo usadas pelos corretores?

Ressaltado o impacto tecnológico nesse segmento, na sequência mostramos alguns recursos e ferramentas capazes de contribuir significativamente com quem trabalha no ramo. Confira e se mantenha atualizado.

QR codes

Esse código de barras escaneável por qualquer smartphone pode ser colocado em cartões de visitas, folders, panfletos, etiquetas e placas. Por meio dele, o interessado é direcionado para uma página eletrônica com informações sobre a propriedade — o link leva a pessoa a um site, blog, vídeo, texto, imagem ou rede social.

O QR code trabalha com a curiosidade e otimiza a experiência do usuário: é possível utilizá-lo, por exemplo, após a visita ao imóvel, dando continuidade ao contato firmado entre cliente em potencial e corretor 2.0 com dados úteis.

Experiências imersivas

Está vendendo um apartamento na planta? O interessado pode ver o resultado final da obra utilizando um óculos de realidade virtual, onde dá para conferir os cômodos e a área de lazer do condomínio como se ele realmente estivesse andando nesses espaços.

Com o acessório, há a possibilidade de a pessoa visualizar cores diferentes nas paredes, testar a decoração e tirar medidas, checando se a cama king size que ela já tem caberá na suíte do empreendimento, por exemplo.

Conteúdo por vídeo

Aproveite o fácil acesso à internet e a gratuidade de canais como o YouTube para produzir esse tipo de material, apresentando o que o bairro ou região onde você atua como corretor independente tem de melhor.

Por exemplo: faça um vídeo sobre os restaurantes locais, mostrando como o interessado pode ter comida boa a poucos minutos de casa. Converse com os donos dos estabelecimentos, filme os pratos e o ambiente. A vizinhança é tão importante quanto o imóvel em si.

Chatbots

Estamos falando de robôs se comunicando com os clientes em chats virtuais. Esse recurso usa a inteligência artificial na automatização do atendimento, resolvendo problemas, sanando dúvidas e dando informações de forma rápida e eficiente.

O sistema tem capacidade de personalizar a comunicação, respondendo a pessoa do outro lado da tela com linguagem natural e fluida, até utilizando gírias e regionalismos. A experiência do usuário melhora porque ele é atendido customizadamente, de forma ágil e assertiva.

App de vendas

E se você pudesse, em um só sistema, receber clientes selecionados e reter os dados deles, desenvolver o CRM, gerenciar sua agenda e imóveis disponíveis na região enquanto atua como corretor independente?

Aplicativos como o da NEWCORE possibilitam o contato rápido e fácil com o público-alvo. Ainda, dão a você a tão sonhada autonomia e flexibilidade de horários para trabalhar quando e de onde quiser.

Qual é a importância de se adaptar às novidades tecnológicas?

Uma das maiores razões é aumentar a sua renda. QR codes, experiências imersivas, conteúdo por vídeo, chatbots e app de vendas dinamizam suas rotinas de trabalho, permitindo a você a administração simultânea e em grande escala de múltiplos contatos. Consequentemente, as chances de fechar negócio são maiores.

Falando nisso, as novidades tecnológicas no setor imobiliário facilitam as negociações justamente por fortalecerem a interação entre quem intermedeia a venda e quem quer comprar. Ainda, elas melhoram a experiência do usuário, contribuição significativa na fidelização de clientes e divulgação dos seus serviços no mercado.

Existem empresas sérias oferecendo soluções aos profissionais do ramo. Exemplo disso é NEWCORE, cujo aplicativo prospecta clientes a partir do desempenho individual e méritos do corretor de imóveis na plataforma, sem distinção de sexo, gênero, idade ou etnia.

A satisfação de quem passa a trabalhar com nosso sistema se dá pela facilidade de acesso e navegabilidade. Além do mais, oferecemos treinamentos diários em vídeo úteis ao seu crescimento na carreira.

Os benefícios de usar a tecnologia no mercado imobiliário a favor da atuação do corretor são vários e podem ser colhidos pela utilização de recursos e ferramentas que são tendências no setor imobiliário. Atualize-se para otimizar a prestação de seus serviços.

Gostou do assunto? Quer melhorar sua carreira e conquistar clientes com uma solução eficiente? Entre em contato com a NEWCORE!