Saiba como fazer um atendimento personalizado e se destacar da concorrência

As transações imobiliárias mudaram bastante nos últimos anos. Isso se deve principalmente pela facilidade de acesso à informação por meio da internet. Assim, o consumidor tornou-se mais criterioso e exigente. Isso é especialmente importante ao falarmos do mercado imobiliário, pois a compra de um lar significa a realização de um sonho.

Nesse sentido, o cliente deseja que o corretor compreenda as suas necessidades e expectativas, e encontre o imóvel que se encaixe perfeitamente no que ele busca. A melhor maneira de fazer isso é oferecer um atendimento personalizado ao consumidor.

Essa prática aumenta suas chances de fechar uma venda, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e, desse modo, faz com que você se destaque frente à concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique de olho nas dicas que separamos neste post!

Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para um atendimento personalizado é conhecer profundamente o seu cliente. Por isso, logo no início da conversa, recolha o máximo de informações possíveis para traçar um perfil e entender o que ele procura. Contudo, é imprescindível conduzir o atendimento em tom de diálogo e não de entrevista.

Faça perguntas abertas, isto é, aquelas que demandam uma opinião ou explicação. Essa é uma excelente forma de coletar informações valiosas sobre o seu cliente e, ao mesmo tempo, criar um relacionamento com ele. Então, ouça-o com atenção, demonstre interesse e procure não ter dúvidas sobre o que ele procura. Identifique as suas necessidades, objetivos e sonhos com relação ao imóvel.

Utilize um CRM imobiliário

Trata-se de uma ferramenta muito eficaz para otimizar os processos e auxiliar em um atendimento personalizado. Isso porque um software CRM para corretores armazena os dados dos clientes, faz o cruzamento de informações relevantes e identifica padrões comportamentais.

Dessa forma, sempre que um cliente entrar em contato com você, basta acessar o seu histórico para saber tudo sobre os atendimentos anteriores. Isso evita que ele tenha que repetir a mesma história por várias vezes, o que torna o serviço bastante cansativo e longe de ser personalizado.

Esteja disponível em vários canais

Um corretor independente que disponibiliza diversos canais de comunicação para os clientes certamente tem uma grande vantagem competitiva. Isso permite que o cliente escolha a forma que prefere entrar em contato e, ainda, possibilita abranger um público maior.

Contudo, antes de criar contas em todas as redes sociais, disponibilizar vários e-mails, telefones e sites, tenha a certeza de que conseguirá administrar todos os contatos. Não deixe nenhum cliente sem resposta nem demore a dar um retorno, pois isso passa uma imagem negativa, de desinteresse e, até mesmo, de desorganização.

Transmita confiança

Não há nada que faça um corretor perder a credibilidade como prometer algo que não consegue cumprir. Sendo assim, é fundamental que você seja sempre sincero e realista com o seu cliente e oferecer somente aquilo que poderá entregar. Isso também é uma forma bastante eficaz de fidelizar clientes e de conseguir boas indicações no futuro.

Outro ponto importante para transmitir confiança é fornecer todas as informações que o cliente solicitar. O ideal é que você tenha todas as respostas na hora, mas caso isso não seja possível, forneça-as tão logo seja possível.

O atendimento personalizado é um dos pilares para o sucesso de um corretor independente, principalmente em um mercado tão dinâmico e competitivo quanto o imobiliário. Então, siga as dicas apresentadas ao longo do post para oferecer uma experiência excelente ao seu cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.

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