Avaliação de imóveis: as diferenças entre o parecer técnico e verbal

A avaliação de imóveis eficiente é importante para analisar características externas e internas de um imóvel, a fim de que o corretor informe as particularidades sobre as propriedades captadas a serem apresentadas aos clientes.

Para que essa seja eficaz, aconselha-se que o corretor invista em realizar parecer técnico, como resumo das qualidades dos imóveis a serem vendidos ou alugados. Pensando nisso, fizemos esse post respondendo as principais dúvidas sobre o tema. Fique conosco para saber mais!

O que é o parecer técnico e o que o caracteriza?

O parecer técnico é o documento que oficializa uma avaliação de imóveis. Nele são registras todas as complexidades referentes à moradia, que vão ser negociadas no mercado imobiliário. Assim, são apresentados dados capazes de influenciar o valor das propriedades.

Por meio do parecer técnico define-se o valor ideal para negociações, de acordo com as condições do local e sua localidade. Cabe ressaltar que somente pode ser criado por um corretor considerado avaliador imobiliário, o qual deve realizar uma perícia sistematizada.

Qual a importância de um parecer técnico na avaliação de imóveis?

O parecer técnico é feito com o objetivo de facilitar e dar segurança às transações imobiliárias. Logo, ficam impossibilitas as negociações com valores inferiores ao do mercado.

Além disso, ele permite avaliar as condições da estrutura do imóvel, perceber os pontos que necessitam ser melhorados e identificar aqueles considerados críticos, com o objetivo de impedir a desvalorização imobiliária futura.

O que deve ser considerado para realizar um parecer técnico?

Existem características fixas que são consideradas no momento da confecção de um parecer técnico. Devido a sua importância, vamos analisá-las a seguir.

Localidade

A localização do imóvel influencia de forma direta a sua valorização. Por isso, lista-se se há transporte público, lojas, serviços e opções de estudo e entretenimento na região. É preciso considerar a acessibilidade e mobilidade urbana do bairro, bem como a existência de parques ou espaços naturais.

Por outro lado, há localidades que desvalorizam uma propriedade. Regiões marcadas por altos índices de criminalidade, ausência de infraestrutura no bairro e excesso de poluição costumam ser menos procuradas, vendidas ou alugadas pelo público.

Estrutura do imóvel

Um bom imóvel deve demonstrar conforto aos futuros clientes. É essencial observar o estado de conservação, pois um possível comprador deve ser informado se vai precisar gastar com reparos, reformas ou novas normas de segurança e padronizações internacionais.

Ainda, examina-se o acabamento da propriedade. Como exemplos, citamos que as paredes precisam estar bem pintadas, sem manchas ou marcas de reboco, e os pisos não podem ter riscos ou rachaduras, para que o imóvel não perca valor.

Quais as diferenças entre o parecer técnico e o verbal?

A grande diferença entre o parecer técnico e verbal é que o primeiro é escrito, sendo mais confiável e seguro. Considerado documento oficial, o corretor deve segui-lo e precificar o imóvel, conforme o estipulado pelo parecer. Isso porque segue uma perícia sistematizada para encontrar o valor real.

Nesse ponto, diverge-se do parecer verbal. Esse não é visto como exato, em especial por poderem ser revisados pelos clientes interessados, baseados em “achismos” e livre arbitramento do corretor.

Diante disso, é fato que a avaliação de imóveis é primordial para estabelecer um preço justo das moradias a serem negociadas. Ademais, trazem confiabilidade a essa avaliação, demonstrando o profissionalismo e seriedade do corretor.

Gostou desse post? Caso tenha dúvida, deixe-nos um comentário. Teremos prazer em atendê-lo!