Carreira de corretor de imóveis: o que fazer para se destacar?

A era da transformação digital facilitou o acesso à informação e impactou a atuação dos profissionais. Atualmente, se você quiser ter sucesso na carreira de corretor de imóveis, precisa estar constantemente se atualizando sobre o mercado e atento às tendências do setor.

Essa figura deixou de ser somente quem apresenta e traz as novidades sobre o imóvel. Ele agora precisa estar focado na satisfação do cliente, em promover uma boa experiência de compra e prestar um atendimento de alta qualidade. Tudo isso aliado a competências tradicionais como a habilidade de se comunicar bem e saber negociar.

Se você atua ou deseja atuar no ramo imobiliário, confira as dicas que trazemos na sequência para ter sucesso na profissão. Boa leitura!

O corretor de imóveis e sua carreira

Sua rotina envolve a administração de múltiplos contatos, afinal, a compra ou aluguel de um imóvel não acontece em um ato: é um processo que demanda tempo, conhecimento técnico sobre o bem e o mercado, negociação, atenção às necessidades e anseios das partes.

Além disso, os interessados estão em diferentes etapas da decisão de compra, o que requer do profissional do ramo imobiliário a capacidade de se adaptar a circunstâncias diferentes — afinal, um follow up pode servir à criação de relacionamento, obtenção de informações ou fidelização, por exemplo.

O conhecimento do mercado também é essencial a quem deseja ter sucesso na carreira de corretor de imóveis. Se a sua intenção é vender casas em condomínios horizontais, o público-alvo geralmente é composto por idosos ou casais com filhos buscando por um lugar seguro para morar e que lhes permita o convívio social com os vizinhos.

Entender os anseios da persona direciona suas estratégias de marketing, orienta a abordagem, a linguagem e o comportamento a ser adotado com o comprador em potencial. Além disso, dá a você poder persuasivo, pois evidencia quais aspectos da propriedade mais interessam o cliente, aumentando as chances de fechar negócio.

A importância de investir em estratégias

Independentemente de como o indivíduo esteja atuando na carreira de corretor de imóveis (ligado a uma imobiliária ou autonomamente), vários fatores sob e fora do controle dele afetam seu desempenho. Entram no rol: a situação política e econômica local, regional e nacional, as práticas da concorrência e o uso de tecnologias na rotina de trabalho.

Quem deseja ter sucesso em qualquer âmbito profissional precisa fazer previsões, estar a par das tendências no setor, observar o comportamento do mercado para atender e gerar demanda. Essa percepção sistêmica é essencial para a pessoa definir estratégias e manter sua saúde financeira.

A tomada de decisão na carreira de corretor de imóveis ganha respaldo em uma base de dados consistente a partir dos seus contatos e experiência no ramo. Assim, metodologia de trabalho, metas e ações diárias têm amparo e, por isso, maiores chances de serem assertivas — consequentemente, melhores resultados podem ser esperados.

Dicas para ter sucesso na carreira de corretor de imóveis

Já falamos sobre aspectos gerais como a necessidade de conhecer o mercado e contar com informações passadas a fim de fazer previsões e definir estratégias para o futuro, formas de ter sucesso profissional na área. Trazemos na sequência algumas dicas pontuais para você se desenvolver no setor imobiliário. Confira!

Definição de metas e uso de indicadores

Não é possível crescer na carreira de corretor de imóveis sem objetivos claros e métricas sobre o seu desempenho. Caso deseje fechar o ano com X mil reais em comissão, avalie o ticket médio dos seus clientes e quantos leads você precisa qualificar por semana para chegar à metade do valor estabelecido em seis meses, por exemplo.

Falhas e gargalos nos processos, assim como oportunidades de explorar um novo nicho no mercado, só ficam evidentes pela análise de resultados passados. As metas lhes dão um rumo e os indicadores servem para dizer se você está indo na direção certa.

Organização e planejamento

A agenda de quem segue a carreira de corretor de imóveis é cheia de compromissos, janelas e obrigações. Caso você deseje divulgar seus serviços investindo na produção de conteúdo para as redes sociais, um calendário editorial (espécie de cronograma ou programação com as datas, pautas e formatos das postagens) pode fazer toda a diferença.

Esse exemplo evidencia o quanto é importante ter organização e planejamento para criar um canal de comunicação contínua com o público-alvo. Tais atributos também são necessários na definição de prazos e prioridades, evitando ainda a perda de clientes porque você se esqueceu de comparecer à visita marcada.

Foco no atendimento

Entenda: a atuação do corretor de imóveis não se limita à venda do bem; ele precisa proporcionar uma boa experiência de compra se quiser fazer seu nome no ramo. Atenção à forma com que você trata o comprador em potencial.

Mostre domínio das informações sobre a propriedade e a vizinhança, fale de forma direta e clara para transmitir credibilidade. Relacionamentos transparentes tendem a aproximar as partes e a confiança é fundamental ao fechamento do negócio — além de lhe render indicações, maneira eficiente de expandir sua carteira de clientes.

Uso da tecnologia

A transformação digital mudou as interações entre vendedores e público-alvo trazendo maior dinamicidade, agilizando a troca de informações e a negociação. Você utiliza as inovações tecnológicas para divulgar seus serviços, interagir com interessados e fortalecer sua rede de contatos? Se sim, como?

Aplicativos como os da NEWCORE também ajudam em tarefas diárias otimizando a rotina laboral de quem segue a carreira de corretor de imóveis. Eles são úteis na geração de leads qualificados e enviam notificações imediatas ao profissional para ele atender prontamente as pessoas em busca de uma casa ou apartamento, entre outras funcionalidades.

A importância do controle financeiro para o corretor autônomo

Se você atua por conta própria no ramo imobiliário precisa ter atenção especial aos seus processos e postura profissional, a fim de vender mensalmente ao menos o necessário para pagar suas contas e colocar comida na mesa. O corretor autônomo não tem renda fixa, vive de comissões, sujeito à variabilidade e à imprevisibilidade de quanto ganhará no mês. Por isso ele precisa ter conhecimento profundo do mercado e utilizar as informações das negociações realizadas a seu favor.

A intenção é que os dados lhes forneçam base para fazer previsões da forma mais segura possível. As tecnologias facilitam as operações e organizam sua agenda enquanto ele toma diariamente as medidas necessárias para ter sucesso no ramo, sempre atento às boas práticas e tendências do setor para melhorar o atendimento e ser um profissional completo.

A carreira de corretor de imóveis ficou mais dinâmica na era da transformação digital. Algumas dicas úteis como ter metas e indicadores, organização e planejamento são tradicionais, mas passaram a ser implementadas de maneiras diferentes com a ajuda da tecnologia. Ainda, investir em capacitação e atualização é uma necessidade constante.

Gostou do assunto? Deixe um comentário no post.