Como lidar com clientes difíceis? 4 dicas para corretores de imóveis

A atuação como corretor imobiliário exige algumas habilidades específicas. É preciso saber negociar, bem como realizar um bom atendimento. Principalmente, é necessário fazer uma leitura correta sobre o comportamento para identificar diferentes perfis de compradores. No meio desse cenário, surge a exigência de entender como lidar com clientes difíceis.

O processo exige bastante jogo de cintura, flexibilidade e uma atuação que reflita a sua qualidade profissional. Como resultado, é possível simplificar o seu cotidiano voltado para as vendas imobiliárias.

Na sequência, confira 4 dicas de como lidar com clientes difíceis e aprenda a manejar a situação.

1. Entenda a posição na jornada de compra

Já que é importante saber ler e interpretar comportamentos, é indispensável compreender onde cada pessoa se encontra no processo de decisão de compra. Ou seja, é essencial definir se um indivíduo está perto de fechar negócio ou se está nas etapas iniciais.

Normalmente, os curiosos e quem ainda não se decidiu são os mais difíceis. Eles não estão preparados para tomar uma decisão e isso reflete em todo o processo.

A dica é educar a pessoa e fazê-la refletir sobre interesses, exigências e possibilidades. Assim, o caminho fica mais simples até a assinatura da escritura.

2. Não rotule um cliente

Embora seja importante identificar o perfil de cada pessoa, isso não significa as rotular. Já que o objetivo é saber como lidar com clientes difíceis, essa estratégia deve ser abandonada.

Em vez de definir um interessado como “exigente” ou “sempre insatisfeito”, procure entender o que existe por trás do comportamento dele. Às vezes, trata-se de insegurança sobre a compra ou da necessidade de encontrar algo adequado às suas exigências. Ao evitar rótulos, você também melhora a sua disposição para oferecer um bom atendimento.

3. Não leve as queixas para o lado pessoal

A decisão de adquirir um imóvel é uma das mais importantes da vida. É preciso se comprometer com um grande pagamento e, para muitas pessoas, é uma tarefa feita apenas uma vez. Portanto, é natural que cada pessoa queira o melhor local para se viver.

Diante de críticas aos imóveis, não as leve para o lado pessoal. No lugar de encarar os apontamentos como um ataque direto, pense no feedback como uma ferramenta de orientação. Ao saber o que alguém detestou em um imóvel, você refina a sua busca e fortalece a apresentação.

4. Foque na melhor solução para a pessoa

Para entender como lidar com clientes difíceis, é essencial colocar as necessidades deles em primeiro lugar. Isso já é importante em qualquer venda de imóvel, mas se torna ainda mais relevante nesses casos.

Basicamente, significa focar em encontrar uma alternativa que, realmente, ajude a pessoa. Atuar de forma consultiva e à procura das melhores opções é o caminho ideal. Ao evitar a prática de “empurrar um imóvel”, não há a queima de possibilidade de venda e pode-se obter uma avaliação melhor.

Ao aprender como lidar com clientes difíceis, você conseguirá superar os obstáculos da corretagem de imóveis. Além de oferecer um atendimento otimizado, isso garantirá resultados diferenciados quanto às vendas.

Para sempre receber dicas e explorar as novidades, acompanhe nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram.