Não sabe como organizar a carteira de clientes? Veja 5 dicas ideais!

Muitos corretores se questionam como organizar a carteira de clientes. Pois entendem a importância de que, mais do que ter um bom atendimento, é preciso conhecer os compradores. Afinal, para garantir sua competitividade no mercado, é necessário organizar os indivíduos em grupos, considerando seus interesses.

Além disso, organizar a carteira é primordial para a gestão eficiente da quantidade de clientes, uma vez que ela faz o catálogo usando critérios simples e aumenta a performance nas vendas. Diante da sua importância, fizemos este post com 5 dicas ideais para os corretores de imóveis. Fique conosco e entenda!

1. Atualize a carteira sempre

Atualizar a carteira de clientes é realizar uma gestão sempre ativa, de forma constante. Nesse caso, recomenda-se manter atualizados os dados cadastrais, como nome e meios de contato, assim como os gostos e desejos.

Ainda, é interessante atualizar o catálogo sobre o andamento da negociação. Para isso, deve-se preencher as fases já concluídas, que se iniciam na prospecção e terminam com o fechamento da transação ou desistência do negócio.

Dessa forma, equívocos podem ser evitados durante as conversas com os clientes e a abordagem pode ser especializada.

2. Segmente os clientes

Um importante passo para organizar a carteira de clientes é segmentá-los. Isto é, dividir seus clientes em grupos, baseadas no estágio do funil de vendas e perfil. Veja a seguir uma boa forma de separar os indivíduos nas categorias:

  • cliente prospects;
  • cliente ativo;
  • cliente inativo;
  • ex-clientes.

A categorização dos clientes permite o aumento das chances de realizar prospecções e focar as oportunidades.

Outra possível divisão é utilizar informações ligadas ao interesse do cliente, como a faixa de valor de imóvel desejado, tamanho médio da propriedade, localidade, tipo de imóvel ou se é aluguel ou compra e venda.

3. Defina planos de ação

É primordial definir ações para cada situação que enfrente. Por essa razão, deve-se pensar em casos que não houve a aprovação de financiamento, falta de documentos, mudança dos desejos do comprador ou locador, entre outros.

O corretor deve está preparado para todas as adversidades, desenvolvendo uma ação capaz de minimizar esses impactos,manter um bom atendimento e seguir com a transação em curso.

4. Faça uma limpeza sempre que possível

Nem sempre ter muitos contatos de cliente quer dizer ter muitas negociações. Portanto, a fim de otimizar a carteira de clientes e garantir a qualidade do serviço, aconselha-se mantê-la limpa. A maior vantagem desse processo é que os corretores podem concentrar seus esforços em quem tem interesse em investir em um imóvel.

Assim, uma faxina nos contatos pode permitir que sejam contatados os clientes certos a serem prospectados e, então, investir neles.

5. Administre ativamente

Não adianta ter uma carteira de clientes incrível se não houver um cuidado com todos. O segredo é não abandoná-los. Para isso é essencial manter uma gestão ativa, administrando dados, necessidades e desejos dos seus clientes. Não obstante, administrar sua carteira ativamente é cuidar dos compromissos com seus clientes, de forma responsável e respeitosa.

Portanto, saber como organizar a carteira de clientes é fundamental para os corretores que pensam em crescer na sua profissão. Entretanto, é necessário ter atenção na fase de prospecção de clientes. Para ampliar a sua carteira, o profissional precisa estar onde o cliente está: investindo em redes sociais e atendimento online e personalizado, pois as novas tecnologias são um convite às mudanças.

Gostou desse post? Leia também sobre a 4 maneiras de fazer prospecção de clientes para corretores imobiliários!