Consumidor 3.0: como lidar com ele no mercado imobiliário?

Seja qual for o negócio, o público consumidor se transforma constantemente. Com o passar dos anos, as mudanças no jeito de pensar e de comprar obrigam empreendedores e empresas a se adaptarem para atender às novas demandas do seu principal ativo, que é, hoje, o consumidor 3.0.

Os avanços tecnológicos acompanham um consumidor mais consciente e bem-informado, que está interessado em criar um relacionamento com as marcas que consome. Por outro lado, o mercado apresenta serviços e produtos cada vez mais inovadores para chamar a atenção desse público, criando uma concorrência mais acirrada.

Que saber mais sobre o consumidor 3.0 e como conquistá-lo e fidelizá-lo no mercado imobiliário? Continue a leitura!

Quem é o consumidor 3.0?

O consumidor 3.0 é hiperconectado e tem acesso a todo tipo de informação. Devido à Internet e às redes sociais, esse público tem a oportunidade de manter contato com pessoas em todas as partes do mundo e trocar informações sobre o que consome. Ele também acompanha os canais de notícia on-line e está sempre muito bem-informado e atualizado.

No entanto, a principal diferença do consumidor 3.0 em relação às gerações anteriores é que são pessoas conscientes dos problemas existentes na sociedade e esperam poder, de alguma forma, colaborar para a solução. Uma das principais preocupações dessa geração de compradores é o relacionamento e o cuidado com o meio ambiente.

Essa preocupação tanto pelas causas sociais quanto pelo meio ambiente do consumidor 3.0 precisa ser absorvida e compartilhada pelas organizações que pretendem se destacar hoje em dia. Seus produtos e serviços devem ser social e ambientalmente corretos, além de carregarem ações que colaborem com a conscientização e o cuidado do planeta.

Todas essas características apresentadas definem um consumidor altamente exigente e, além disso, imediatista. Ou seja, cliente não aceita mais se sujeitar a telefonemas com horas de espera ou aguardar mais de um dia por respostas via telefone ou e-mail. Tudo precisa estar on-line e acessível a um clique. Ele também vai dar seu feedback on-line para todos, o que exige empenho para tornar o processo de vendas agradável e eficiente.

Como o cliente 3.0 escolhe um imóvel?

O consumidor 3.0 consome conteúdo quando ele deseja e não depende dos meios tradicionais, como rádio e TV, para acessá-lo. Além disso, ele procura informação relevante e interage com ela, opina, influencia, compartilha e recomenda a seus contatos nas redes sociais, o que pode torná-lo promotor ou detrator de uma marca.

Sendo assim, ao iniciar a busca por um empreendimento, o consumidor não entra em contato com um corretor imediatamente. Ele realiza buscas nas redes sociais, acessa e compara vários empreendimentos em diversos sites para, só depois, entrar em contato com os responsáveis pelos imóveis.

A quantidade disponível de informações faz uma grande diferença, pois como o consumidor quer tudo muito rápido, ele dá preferência para as apresentações mais completas que contem com depoimentos de clientes satisfeitos.

Na hora de visitar as moradias, é fundamental valorizar os sentimentos envolvidos no negócio, principalmente para o público feminino. Geralmente, são as mulheres que decidem a compra e elas fazem questão de um atendimento humanizado, de um corretor que entenda o momento importante que é o de escolher um novo lar para sua família.

Já para os homens, ressaltar características como o tamanho dos cômodos e, principalmente, da garagem, área externa para festas e churrasqueiras pode ser uma boa forma de conquistá-los. Ser flexível na negociação também é uma maneira efetiva de fidelizar o público masculino.

Como atrair e fidelizar o consumidor 3.0?

O consumidor 3.0 fez surgir uma nova abordagem de marketing. Hoje, o foco não é mais em produtos e vendas, mas no impacto social e na relevância das marcas para a sociedade. A seguir, veja algumas dicas para atrair e fidelizar esse novo consumidor no setor imobiliário.

Compartilhe conteúdos relevantes

Se você ler um artigo ou tiver acesso a alguma informação que possa ser de interesse dos seus clientes, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais ou até enviar por e-mail ou mensagem. Sem dúvida, essa é uma boa forma de ser relevante. Criar um blog com o intuito de educar os consumidores para a compra também é um grande diferencial nesse caso.

Esforce-se em ajudar seus clientes

Torne-se um consultor em todos os assuntos relacionados ao setor imobiliário. Dê aos clientes o suporte necessário para escolher o melhor imóvel e para resolver as questões envolvidas na compra; informe-os sobre novas regras de conformidade, caso precisem se adequar, e auxilie-os com as questões relacionadas ao financiamento. Dê o seu melhor para ajudá-los, sem dúvida isso vai contribuir para fidelizar seus clientes.

Invista em pós-venda e fidelização do cliente

Uma estratégia de marketing bem-sucedida levará os clientes à sua porta, mas o que os fará voltar para negócios futuros e promover sua marca é a lealdade, que você precisa trabalhar para conquistar. Por isso, é muito importante dar atenção especial a pós-vendas e mostrar ao seu cliente que ele continua a ser importante mesmo depois do fechamento do negócio.

Crie experiências inesquecíveis

Um negócio de sucesso é mais do que apenas vender. A experiência do cliente é muito importante para estabelecer uma marca no mercado. O fundamental é fazer com que ele se sinta bem e oferecer-lhe experiências positivas. Enviar um presente para a casa nova ou um cartão de agradecimento acompanhado de um bom vinho é uma boa forma de agradá-lo e fazer com que se sinta importante.

As mudanças no perfil do consumidor acompanham uma grande transformação tecnológica, que gera cada dia mais soluções digitais para a otimização do trabalho dos corretores imobiliários. Aproveitar essas soluções ao máximo, mantendo-se sempre atualizado, é fundamental para garantir um diferencial e ter sucesso no mercado imobiliário atual.

Aplicativos de produtividade, CRM em nuvem e gestão de redes sociais são exemplos de ferramentas que podem ser usadas para se adequar a essa nova realidade do mercado e facilitar a gestão do negócio.

Esperamos ter lhe ajudado a entender melhor quem é o consumidor 3.0 e como atraí-lo e fidelizá-lo. Tem alguma dúvida ou opinião para compartilhar? Ficaremos felizes em ouvi-lo! Deixe seu comentário!