Contratos imobiliários: saiba como deixar seus clientes satisfeitos

Os corretores estão sempre à procura de clientes para concluir vendas, e se esforçam para bater metas e conquistar a confiança da clientela. Depois de apresentar o imóvel e negociar as condições, o corretor está a apenas um passo de receber seu pagamento: a elaboração e a assinatura do contrato imobiliário.

Nesse momento, é importante ter atenção, de forma a criar um contrato que seja adequado para as duas partes, garantindo a satisfação total com o negócio. Tanto o corretor quanto o cliente precisam concordar com tudo o que estiver escrito nesse documento, que é indispensável para fechar o negócio.

Para saber como elaborar um contrato imobiliário e quais detalhes não podem ficar de fora do documento, continue a leitura deste post!

Como funciona um contrato imobiliário?

Você já deve ter ouvido falar que existe um contrato imobiliário padrão para ser utilizado pelos corretores. Embora os modelos prontos sejam úteis para os profissionais desse ramo, o ideal é elaborar um modelo novo para cada imóvel, pois é imprescindível considerar todas as especificações da casa ou do apartamento.

Os corretores reconhecem que um imóvel tem inúmeras diferenças de outros do mesmo catálogo. Isso significa que não podemos simplesmente reutilizar um contrato antigo para fechar um negócio novo. Esse tipo de contrato envolve cláusulas bem desenvolvidas, o que evita qualquer mal-entendido ou ambiguidade. Além disso, o contrato de imóvel contém os dados do corretor, do locatário e das testemunhas.

Quais cláusulas centrais não podem faltar nesse documento?

Como mencionamos anteriormente, as cláusulas de um contrato imobiliário são a principal parte dessa documentação. Elas devem ser desenvolvidas extensamente, apontando todos os aspectos do imóvel em questão.

Para sanar suas dúvidas, separamos algumas informações valiosas sobre o assunto. Confira!

Prazos

Qual é o período de início e término do aluguel? Quando o locatário vai entrar no imóvel? Ambas as informações devem estar bem esclarecidas no contato imobiliário, para reduzir as chances de contratempos e sérios problemas.

Valor

Os valores também são uma parte de grande importância do contato imobiliário. Lembre-se de mencionar, em números e por escrito, os valores em Real referentes ao aluguel. Não se esqueça de redigir as demais taxas envolvidas, como condomínio, IPTU e todas as contas a pagar do locatário.

Descrição do imóvel

Provavelmente, a descrição do imóvel foi o que conquistou o seu cliente, por isso, é fundamental elaborar pelo menos dois parágrafos sobre a casa ou o apartamento.

Por que fazer bons contratos imobiliários?

Antes de falarmos sobre a constituição dos contratos imobiliários em si, vejamos a importância de dedicar algum tempo a esses documentos. Um contrato imobiliário de compra e venda é, em outras palavras, uma espécie de promessa de negócio. Ele, em si, não constitui a mudança de propriedade do imóvel, mas é uma garantia para os envolvidos.

Como é um documento importante, é essencial ter cuidado para que os contratos imobiliários sejam bem desenvolvidos. Vale lembrar que o próprio processo de compra e venda de um imóvel gera muita expectativa aos envolvidos.

Um contato benfeito serve como uma salvaguarda para garantir que o negócio será realizado como combinado entre as partes. Caso ocorra uma mudança de curso, não acontecerá de um imprevisto atrapalhar a venda do imóvel.

Além disso, um bom contrato garante a satisfação dos clientes — que, por sua vez, são fidelizados. Isso significa que eles voltam a procurar o corretor para novas negociações.

Quais outros pontos devem constar nos contratos imobiliários?

Normalmente, muitos corretores buscam modelos de contratos imobiliários na internet e só mudam os dados de cada negócio. Essa postura não é errada, mas pode ser incompleta, já que cada imóvel tem suas particularidades e cada negócio é feito de uma forma.

Confira, abaixo, os principais itens que não podem faltar no seu contrato imobiliário.

Identificação das pessoas e do imóvel

É essencial que o contrato de compra e venda identifique todos os envolvidos no negócio da maneira mais completa e clara possível, incluindo nomes, RGs, CPFs, possíveis endereços e outras informações úteis.

Assim, deixa-se claro quem está negociando com quem, as responsabilidades assumidas e onde as pessoas podem ser encontradas. Isso também vale para o imóvel, que deve ser descrito com o máximo de informações possíveis.

Declaração de quitação das cotas condominiais e outros compromissos

É importante que o contrato de compra e venda inclua uma declaração de quitação das cotas condominiais (caso o imóvel esteja em um condomínio) ou outros compromissos financeiros (contas atrasadas, financiamento, multas etc.). Isso garante que seus clientes não terão surpresas desagradáveis quando o negócio for concluído.

Vistoria do imóvel e de partes comuns

Da parte do comprador, é importante que o contrato preveja uma vistoria e que ela seja realizada — especialmente em partes comuns do imóvel (se ele estiver em um condomínio, por exemplo). Essa vistoria garante que todos conheçam bem o imóvel que é objeto do contrato.

Particularidades da compra na planta

Quando compramos um imóvel na planta, ainda não é possível ver como tudo ficará quando pronto. Além disso, o negócio em construção envolve reajustes no pagamento financiado com base em determinados índices.

Caso o comprador não esteja preparado para esses detalhes, pode se arrepender do negócio e ficar insatisfeito. É importante esclarecer os métodos de reajuste do pagamento e descrever bem o projeto do imóvel em construção.

Mecanismos para romper o negócio

Como dito, o contrato de compra e venda não constitui na mudança de propriedade do imóvel, portanto, ele deve incluir mecanismos que ajudem a desfazer o negócio, caso ainda não tenha sido concluído. Além disso, deve conter cláusulas penais que indenizem a outra parte em caso de quebra de contrato.

Resumindo: é necessário contar com um mecanismo para desfazer o contrato legalmente, e outro para indenizar a vítima quando o combinado não é cumprido.

Qual é a importância de contar com o auxílio de recursos tecnológicos?

Se você chegou até aqui, sabe que montar um contrato imobiliário requer tempo, disposição e muita atenção. Nesses momentos, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos corretores de imóveis. As soluções inteligentes facilitam a vida desses profissionais que têm acesso a plataformas de CRM e gestão de atividades. Muitos corretores estão tirando proveito das vantagens desses serviços.

Dessa forma, eles conseguem melhorar sua reputação no mercado imobiliário, aumentar a lucratividade e ampliar seus horizontes sobre o setor de atuação. Tem algo melhor que isso? Caso você ainda não tenha experimentado, dê uma chance a esses softwares. Aproveite tudo o que os recursos tecnológicos têm a oferecer e se torne um profissional ainda melhor!

Agora que você já sabe como elaborar bons contratos imobiliários, tem mais condições de satisfazer e fidelizar seus clientes. Os corretores aumentam suas chances de fechar mais negócios no futuro e, assim, crescer nesse mercado que está cada vez mais competitivo. Ressaltamos a relevância de utilizar serviços tecnológicos para você ficar à frente da concorrência em menos tempo!

Gostou das dicas que listamos neste post? Compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro dessas informações importantes!