Inteligência Emocional: 6 dicas para mudança de mindset para corretores

A inteligência emocional é a maneira como se gerencia as emoções, suas ou as de seus clientes. Obtê-la é um privilégio, pois não são todos que se adaptam e mudam seu modo de pensar. Por meio dela, o mindset para corretores é desenvolvido e pode ser modificado beneficamente.

Entender e interpretar as emoções é importante para aprimorar seu autoconhecimento, administração de sentimentos, automotivação, empatia e a forma de se relacionar com as pessoas, conquistando ou afastando-as. Interessado no tema? Fique conosco para entender mais!

Como o mindset muda a inteligência emocional para corretores?

O mindset é uma configuração da mente que engloba um conjunto de valores, ideias e crenças que o corretor tem. Isso influencia a rotina desse profissional, suas decisões e percepções.

Ademais, o mindset é construído e pode ser alterado, eliminando crenças limitadoras e atitudes sabotadoras e promovendo transformações positivas. Tais mudanças ajudam a desenvolver a inteligência emocional, pois dão uma visão clara das situações.

Logo, o corretor vai saber como lidar melhor com suas emoções, possibilitando seu crescimento pessoal e profissional, pautado em convicções benéficas.

Como promover a mudança pelo mindset?

O corretor que pretende ter inteligência emocional precisa alterar sua maneira de pensamento. Para isso, listamos, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo a implementar em seu mindset.

1. Livre-se de crenças limitantes

Crenças limitantes são aquelas que lhe impedem de realizar algo, por restringir a sua própria capacidade. É preciso livrar-se delas! Isso porque sua opinião sobre si mesmo muda seu modo de levar a vida, realizando o que é importante para sua trajetória.

O primeiro passo para vencê-las é descobrir quais são suas crenças limitantes. Com esse intuito, o corretor vai precisar de autoconhecimento para listar todos os pensamentos incapacitantes.

Após, analise cada uma, perguntando se essa é uma verdade universal ou um fato seu. Se se tratar de uma verdade só sua, escolha acreditar diferente e determine sua mudança. Lembre-se de que tudo começa em você!

2. Foque em positividade

Quer mudar sua forma de pensar? Então foque na positividade. O pensamento positivo atrai situações melhores e influencia a sua maneira de encarar os desafios da vida. Por isso, é essencial ser uma pessoa positiva.

A fim de alcançar a positividade, recomenda-se o novo treinamento do cérebro. Isso pode ser feito com:

  • a escolha de 3 pontos bons no seu dia;
  • o envio de uma mensagem agradável para alguém;
  • a realização de algo benéfico, como um ato de bondade;
  • cuidados com a mente, por meio de relaxamentos mais prolongados.

Também, salienta-se que a positividade é alcançada por meio da gratidão diária, reconhecimento do que lhe faz feliz e relaxamento do corpo. Saiba que o segredo para se manter positivo é não se apegar aos pensamentos negativos.

3. Defina metas pessoais

Metas são importantes para saber onde se quer chegar e o que se pretende fazer. Elas ajudam na conquista de seus objetivos, definidos com inteligência emocional.

Para serem atingidas, é indispensável fazer um planejamento, com metas realistas. Entenda que se superestimar pode gerar estresse, por colocar metas muito difíceis e não conseguir cumpri-las, exterminando sua motivação. Contudo, pense em objetivos desafiadores, pois é primordial sair da zona de conforto para seu amadurecimento.

Ademais, depois de estipuladas, tenha um cronograma para completá-las a curto, médio e longo prazo. Portanto, pode-se começar a trabalhar nelas de forma imediata, já planejando os próximos passos.

4. Aposte em qualidade de vida

Enfatiza-se que o mindset positivo impacta sua qualidade de vida, porque gera saúde e bem-estar na sua rotina e comportamento, mesmo na corretagem autônoma.

Cabe ressaltar que, com inteligência emocional, um corretor autônomo vai trabalhar com a motivação de que seu esforço vale a pena. Isso acontece pois só você usufrui de sua produtividade.

A qualidade de vida é obtida por meio do orgulho, realização e satisfação pessoal. Entretanto, para obtê-la, é necessário administrar seu tempo de modo correto, aproveitando sua independência e flexibilidade. Nesse caso, serão evitados desgastes desnecessários.

5. Encontre formas de se tornar menos ansioso

A ansiedade cria um estado constante de aflição, ocasionando doenças e dificuldades no seu dia a dia. Por essa razão, é preciso ser menos ansioso.

Logo, aconselha-se a diminuição do ritmo de trabalho, pois atualmente ele é composto por uma quantidade enorme de compromissos, tornando-se um fardo com obrigações pesadíssimas para um ser humano aguentar.

Outra forma de minimizar a ansiedade é praticando atividade física, que auxilia o corpo a relaxar, como a caminhada. Não mantenha vícios como válvulas de escape para extinguir a ansiedade, eles apenas destroem sua saúde, sem resolver o problema.

Ainda, aceitar suas próprias falhas é a melhor maneira de ser menos ansioso. Seja compreensivo com seus defeitos, já que não é possível ter uma performance excepcional sempre. Aceite que você não é perfeito.

6. Leia livros que lhe façam crescer pessoalmente

Com o corre-corre dos dias de hoje, pode acontecer que o desenvolvimento pessoal fique de lado. Um bom corretor de sucesso deve sempre se aprimorar, sendo a melhor versão de si mesmo que conseguir ser.

O modo ideal de crescer pessoalmente é investindo em leituras. Existem vários livros que tratam sobre a temática, os quais podem colaborar com sua trajetória. Entre eles, podemos listar:

  • Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie;
  • Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman;
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey;
  • Desperte o gigante interior, de Anthony Robbins;
  • Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki;
  • Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck;
  • Inteligência Emocional, de Daniel Goleman;
  • A sutil arte de ligar o f*da-se, de Mark Manson;
  • Por que fazemos o que fazemos?, de Mário Sérgio Cortella;
  • O dilema do porco espinho, de Leandro Karnal.

Assim, é evidente que a busca pelo aperfeiçoamento do mindset para corretores é imprescindível, melhorando o exercício da atividade. Para isso, conta-se com a inteligência emocional, responsável por gerenciar as emoções e sentimentos desse profissional, de forma a garantir sua qualidade de vida. Portanto, é primordial que corretores cuidem de sua saúde mental e promovam mudanças positivas, a fim de lidarem melhor com os desafios de sua profissão.

Gostou deste post? Então siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para acessar outros conteúdos.