Nutrição de leads mercado imobiliário: como fazer com eficiência?

Você entende a importância da nutrição de leads no mercado imobiliário? Comprar um imóvel pode representar um grande desafio para as pessoas. Elas buscam por alguns atributos que são essenciais na nova casa, como facilidade de transporte, proximidade da escola das crianças, do trabalho e do comércio, entre outras.

Até a planta de um imóvel pode interferir muito na decisão de compra, pois determina se será, ou não, necessário efetuar uma reforma. Por isso, na missão de ajudar as pessoas a realizar esse grande sonho, o corretor precisa manter contato, a fim de conhecê-los bem, apurar o que eles realmente necessitam e apresentar as melhores soluções em conteúdos relevantes, agregando valor para os futuros clientes e, assim, nutrindo seus leads. 

Veja a seguir algumas dicas para realizar uma nutrição de leads eficiente e se tornar o primeiro corretor a ser lembrado no momento da compra do imóvel. Acompanhe!

Colete informações dos leads

Para oferecer conteúdo relevante para seus clientes em potencial, você precisa saber mais que o nome e o e-mail deles. Portanto, é muito importante encontrar formas de extrair mais informações. Isso pode ser feito por meio de conteúdos oferecidos periodicamente.

Por exemplo, se você já tem o nome e e-mail do lead, pode enviar para ele um material que explique o que se deve observar na estrutura de um imóvel antes de realizar a compra. Para que o material seja baixado, você pode solicitar que ele informe qual é a sua região, qual o tamanho do imóvel que ele pretende adquirir, entre outros dados pertinentes a cada caso.

Quanto mais informações você conseguir agregar ao seu banco de dados, mais facilidade terá em produzir conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu lead. Tente descobrir se ele é solteiro ou casado, qual tamanho de sua família, onde trabalha, como costuma se divertir, entre outras informações.

Crie um blog

Ter um blog é essencial em qualquer negócio. Embora as redes sociais nos ofereçam muitas facilidades em nos conectar em tempo real com as pessoas e proporcionar a elas as mais variadas formas de conteúdo, o blog é, de fato, a nossa casa.

É um espaço só nosso e nele podemos dispor o conteúdo do nosso jeito, sem restrições de tamanho ou formato e sem interferência dos algorítimos que limitam a divulgação dos nossos conteúdos nas redes sociais.

Ele também é um importante meio de obtenção de informações dos leads. Você pode oferecer formulários para a assinatura de newsletters e conteúdos para serem baixados em troca de alguns dados adicionais. 

Envie e-mails com artigos

Sempre que produzir algum conteúdo que possa ser relevante para o seu lead, envie para ele um e-mail com uma prévia, mostrando que há informações interessantes esperando por ele em seu blog, assim convide-o para leitura. 

Caso prefira, você pode enviar o artigo completo por e-mail e, ao final, oferecer algum conteúdo extra, como um e-book sobre decoração, ou sugerir a leitura de outro texto que possa interessá-lo.

Aposte nos conteúdos personalizados e relevantes

O público consumidor atual é bastante exigente quanto à qualidade dos conteúdos buscados. As pessoas, definitivamente, não gostam de receber em seus e-mails temas que não sejam direcionados aos seus anseios e necessidades.

Por isso, é muito importante conhecer profundamente seu lead e investir, cada dia mais, na personalização do conteúdo, enviando para ele apenas artigos e matérias que realmente vão atender a sua curiosidade e responder às suas dúvidas.

Da mesma forma que no contato direto por e-mail ou outro meio de comunicação, o conteúdo dos posts também deve ser produzido levando em consideração o estilo de vida e as informações que são relevantes para o seu cliente potencial.

Saiba quando fazer contato

Já dizemos que a compra de um imóvel é um processo delicado e fundamental para quem está procurando a sua casa própria. Por isso é muito importante ter o cuidado de acompanhar e entender a jornada de compra do cliente sem apressar em contatá-lo.

O processo de decisão e escolha de um imóvel pode durar até 18 meses. Durante esse tempo, é crucial ter o cuidado de não ser inconveniente, com excesso de contatos e mensagens. Vale focar apenas em conteúdos relevantes, de tempos em tempos, para manter uma comunicação saudável com seu lead.

Use as redes sociais

Mesmo que você tenha um blog recheado de conteúdos relevantes, não dispense o uso das redes sociais, até porque elas são um excelente canal para divulgação do seu blog. Você pode compartilhar cada nova postagem no LinkedIn e no Facebook, além de agregar o seu link nos Stories do Instagram, caso você tenha mais de 10 mil seguidores.

As redes sociais também permitem contato mais próximo com o cliente por meio de vídeos, interações como comentários nas postagens, curtidas, divulgação de eventos, fotos de empreendimentos e novidades da sua empresa. 

Invista em tecnologia

Um sistema de gerenciamento de contatos e clientes é muito importante para organizar e planejar o relacionamento com os clientes. Por isso, o uso de um CRM é indispensável quando o assunto é nutrição de leads no mercado imobiliário.

O sistema proporciona o cadastramento eficiente de clientes e todos os contatos e preferências da pessoa podem ser administradas por meio de uma interface bastante intuitiva e acessível de qualquer lugar onde o corretor se encontre. 

Hoje, no mercado, existe também um software capaz de promover a automação e administração de todo esse processo de geração de leads até o momento em que o corretor realmente precisa entrar em cena para finalizar a venda.

Pense que até o instante de levar seu cliente para conhecer o imóvel, o software poderá realizar todos os processos burocráticos para você, inclusive oferecendo o lead ideal para qual você fará a venda. O sistema também fornece serviços jurídicos para a organização de toda a papelada referente à venda e até um serviço de negociadores especializados para a hora do fechamento da venda do imóvel.

Você pode ter todo seu negócio na palma da mão, de qualquer lugar, receber clientes pré-selecionados, contar com CRM completo para administrar seus prospects e agendar suas visitas. Assim, é possível ter muito mais tempo para cuidar da nutrição de leads no mercado imobiliário e garantir a sua competitividade.

O que você acha de ter uma solução como essa, super moderna e completa trabalhando por você? Entre em contato conosco e descubra muito mais funcionalidades para otimizar os seus negócios.