Como aproveitar a tecnologia no mercado imobiliário? Confira 7 dicas!

Foi-se o tempo em que os corretores imobiliários utilizavam os classificados nos jornais para encontrar imóveis para alugar ou vender, agendas e planilhas para fazer o controle dos seus clientes e muitas horas de telefonemas para fechar negócios. A tecnologia no mercado imobiliário chegou para revolucionar a forma como os profissionais administram seus negócios nos dias atuais.

Além da conexão constante, que permite otimizar a comunicação, são várias as ferramentas de gestão e até recursos de inteligência artificial que deixam os negócios imobiliários bem mais ágeis e simplificados. Ficar de fora dessas inovações não é uma boa opção para um profissional que deseja ser competitivo.

Quer saber como aproveitar os recursos tecnológicos e extrair o melhor deles para se destacar no mercado? Continue a leitura e veja nossas dicas!

1. Organize sua agenda digitalmente

Algumas pessoas ainda são bastante apegadas às agendas de papel. Ter essa opção para anotações rápidas pode ser eficiente, mas digitalizar os contatos e compromissos é essencial para evitar a perda deles e dar mais agilidade na hora em que precisar deles.

Existem diversos aplicativos, como o Google Agenda e o Calendar, da Apple, que possibilitam organizar a agenda diária e emitem avisos, em mensagens e sonoros, na hora dos compromissos, deixando o dia a dia de trabalho simples e organizado.

2. Movimente as finanças por contas digitais

As fintechs são bancos digitais que chegaram para descomplicar a vida dos profissionais liberais e das pessoas de modo geral. As contas digitais são super práticas e não exigem o deslocamento até uma agência para que sejam abertas.

Além da praticidade, elas oferecem diversos benefícios, como opções de investimento, cartão de crédito e vários serviços gratuitos, de transferências DOC e TED. Alguns exemplos de contas digitais são: Neon, Stone, Nubank e C6 Bank, entre outros.

3. Conecte-se com clientes

A melhor maneira de se manter conectado com os clientes é por meio das plataformas digitais. Além dos práticos aplicativos de mensagens instantâneas, há diversas alternativas que possibilitam trocar informações e fazer demonstrações para os clientes, como o Skype e o Zoom.

Também existem sistemas CRM, alguns específicos para corretores, que viabilizam administrar os leads e gerir a carteira de clientes de forma prática e inteligente, além de gerar relatórios personalizados para você ficar sempre por dentro do andamento do seu negócio.

Existem aplicativos que proporcionam também a digitalização e arquivamento dos cartões que você recebe, para não perder nenhum contato! E não apenas o envio de cartões de visitas virtuais.

4. Utilize o e-mail

Você provavelmente já percebeu que para criar uma conta em qualquer site ou aplicativo, é solicitado um e-mail. É quase um sistema de identificação digital e você também pode usá-lo para trocar informações e até prospectar clientes, desde que tome o cuidado de não enviar spam. Mesmo que seja mais antigo, ele ainda é um importante exemplo do uso da tecnologia no mercado imobiliário.

A ferramenta ainda é muito importante, mesmo com todas as inovações. Você pode mandar as informações básicas por meio das redes sociais, mas muitas vezes as pessoas solicitam detalhes e deixam seus e-mails. Assim como no celular, é essencial ser rápido e eficiente com o e-mail.

5. Tire proveito das redes sociais

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de uso diário e quase necessária em nossas vidas. Como corretor independente ou associado a uma empresa, ao criar uma página de fãs, você pode interagir diretamente com os compradores ou inquilinos.

Além disso, consegue compartilhar conteúdo relevante e de interesse para quem procura sua nova casa. Lembre-se de que tudo o que faz pelas redes deve ser criativo e convidativo para atrair as pessoas a conhecerem seus imóveis.

6. Aposte em tour virtual pelos imóveis

Uma das grandes tendências digitais no setor imobiliário é o passeio virtual pelos projetos que ainda estão na planta ou em construção. Isso economiza tempo e dinheiro para clientes em potencial que moram longe da propriedade que os interessa.

Com aplicativos como o MagicPlan, você pode criar uma planta virtual facilmente para apresentar ao comprador ou locatário. Para isso, basta caminhar pelos cômodos com o app ativado, assim ele é capaz de fazer o desenho correto da planta do imóvel para você.

Assim, o corretor conquista a confiança e encanta o cliente, o que leva à construção de um público satisfeito e fiel. Se a pessoa não chegar a comprar o imóvel, certamente recomendará a seus conhecidos o bom serviço prestado, e o boca a boca ainda é a melhor publicidade que um negócio pode ter.

7. Simule os ganhos em vendas

Saber qual será o seu lucro sobre a venda de um imóvel, ou até mesmo fazer uma previsão de vendas para um determinado período, é bem mais simples com os sistemas digitais. Existem simuladores de ganhos disponíveis para corretores imobiliários, nos quais é possível inserir dados do imóvel, porcentagens, taxas e despesas e ter uma ideia bem-acertada do valor da comissão.

Essas ferramentas tecnológicas permitem aprimorar os negócios imobiliários para corretores independentes ou pequenas empresas, que estão apenas começando. Muitas tecnologias estão disponíveis para todos, sem custo , como os vídeos do YouTube e Facebook, o Instagram ou whatsapp.

O mais interessante é que já existe um aplicativo bastante moderno que unifica todas essas facilidades para você. O NEWCOREAPP pode proporcionar uma verdadeira revolução nas suas vendas, oferecendo tudo o que você precisa para administrá-las em um único aplicativo.

O app ajuda os corretores a terem seus negócios na palma das mãos, pois provê tudo o que é necessário: recebimento de clientes selecionados, CRM, maior lucratividade, gerenciamento das atividades pelo sistema, etc. Assim você tem mais tempo livre para cuidar e oferecer um atendimento especial para seus clientes.

O sistema engloba conceitos modernos como o do Uber, pois mostra quanto o corretor ganhará e gastará antes mesmo de aderir, além de criar uma rede de relacionamento baseada em meritocracia.

Esperamos ter ajudado a entender a importância da tecnologia no mercado imobiliário. Aproveite e descubra também como se destacar na carreira de corretor!