Vamos explicar os tipos de clientes que existem e como atendê-los

Entender os tipos de clientes é essencial no momento das negociações imobiliárias, pois esse conhecimento faz toda diferença na construção de atendimento personalizado. Dessa forma, você vai criar uma abordagem específica para cada perfil de consumo.

É importante conhecer seus clientes para saber suas necessidades, a fim de garantir que todos fiquem satisfeitos com a compra e venda de um imóvel. Além disso, seu comportamento influencia as suas escolhas, e compreendê-los permite a fidelização e conquista deles.

Pensando nisso, fizemos este post, analisando os tipos de clientes e como eles pensam. Quer avaliar cada um? Fique conosco e veja mais!

Clientes decididos

Esse tipo de cliente conhece o imóvel negociado tão bem quanto você, por saber todas as informações sobre ele e já ter visitado os concorrentes, optando pelo seu serviço. Em regra, o cliente decidido está pronto para fechar o negócio, aguardando apenas que você ofereça um plus, que lhe diferencie dos demais corretores.

Contudo, se entender que você não tem tanto conhecimento sobre os imóveis apresentados e não sentir confiança em seu trabalho, ele vai embora, realizando a compra com outro corretor.

Para evitar essa situação, é necessário escutá-lo com cuidado. Fale menos. Faça uma apresentação objetiva e pequena sobre a propriedade, pois o cliente a conhece bem. Reforce os pontos positivos do local e como pode proporcionar bem-estar para seus moradores. Por fim, deixe-o livre para fazer sua escolha, sem pressioná-lo.

Clientes indecisos

Diferentemente do anterior, esse cliente é inseguro em fechar uma venda. Por tal razão, requer mais informações sobre o imóvel, mesmo que já o tenha visitado. Esse tipo de cliente questiona sobre suas necessidades e se você é capaz de satisfazê-las.

Para lhe atender com qualidade, faça algumas perguntas, buscando informações sobre o que ele está desejando, leve-o até o imóvel negociado, apresente um material interativo como apoio e deixe-o livre para analisar a escolha da compra.

Se ainda houver relutância no fechamento da compra, como corretora, explique sobre as consequências de adiar a compra para a vida dele e de sua família.

Clientes confusos

O cliente confuso é indeciso diante das muitas opções disponíveis. Esse tem a vaga noção de suas necessidades e desejos, mas não sabe expressar-se e se confunde ao explicar o que quer.

Por isso, seja uma corretora paciente, argumentando com o cliente de forma persuasiva, para transmitir segurança a quem está comprando um imóvel. Para entendê-lo, faça perguntas relacionadas à idade, profissão e hobbies.

Compreendido o perfil dele, limite o número de opções disponíveis na sua cartela de imóveis, escolhendo aqueles que mais se ajustam às informações passadas por ele.

Clientes comunicativos

Por ser muito bem-humorado e simpático, você pode não saber se ele lhe procurou para comprar um imóvel ou simplesmente bater papo. Seu interesse é despertado de modo fácil, por ressaltar os benefícios da propriedade durante seu diálogo.

O grande problema é que o cliente comunicativo faz com que o processo de venda seja demorado, uma vez que perde o foco de forma rápida e se distrai durante a conversa sobre o imóvel, usando um tempo que poderia ser investido em outro cliente.

A corretora deve ser como ele, simpática e cortês, evitando assuntos paralelos e que não se refiram sobre a compra. Concentre-se em apresentar os benefícios do imóvel e como vão sanar as necessidades do cliente.

Clientes apressados

O cliente apressado é marcado pela inquietação, impaciência e agitação. Ele sempre olha no relógio durante a compra, por ter uma rotina muito corrida. Dessa forma, a corretora deve prestar um atendimento rápido, mesmo que haja dificuldade em convencê-lo, uma vez que não há tempo de argumentar sobre a compra.

Assim, você deve atendê-lo no tempo dele para conseguir satisfazer suas necessidades no menor período possível. Não mostre opções que não tenham a ver com o que ele busca. Passe as informações de forma rápida, priorizando aquelas indispensáveis e liberando-o de alguma burocracia.

Clientes atentos e desatentos

O cliente atento presta atenção em tudo o que a corretora diz. Por gostar de detalhes, ele faz muitas perguntas e argumenta sobre as qualidades do imóvel. Esse tipo de cliente exige um bom atendimento, coerente e argumentativo.

Para agradá-lo, seja honesta. Faça um discurso minucioso, detalhando todas as informações sobre o imóvel, sem pressa, evitando inexatidões.

Por outro lado, o cliente desatento anda preocupado com questões externas, que não estão ligadas ao imóvel. São exemplos desse tipo de cliente aquele que escuta as informações mexendo no celular ou correndo atrás dos filhos levados para a compra.

Tenha paciência, não se aprofunde nas explicações e apresente poucas opções de imóveis, focadas nas suas necessidades. Guie-o no processo de compra para que seus pensamentos não se dispersem e a venda se concretize o quanto antes.

Clientes negociadores

Também conhecido como cliente pechincha, é aquele que visa tirar proveito a todo custo, tomando suas decisões baseadas no menor valor. Logo, não é fiel a um corretor ou a seus serviços, escolhendo o mais barato, com melhores formas de pagamento e mais benefícios disponíveis.

O cliente negociador quer negociar, então esteja pronta para isso, mas não ceda rapidamente. Ainda, tire todas as dúvidas que ele tiver, dando-lhe sugestões de imóveis. Seja atenciosa e não coloque a qualidade de uma propriedade em dúvida, só por estar com um valor acessível.

Clientes bem-humorados

Esse tipo de cliente é animado, simpático e descontraído, sendo um dos preferidos dos corretores. Você pode se divertir com ele, porém isso não significa que a venda está fechada só pelos sorrisos.

Você deseja agradá-lo? Seja gentil e positivo com ele e mantenha a sua atenção no atendimento, pois uma simples piada pode distrai-lo. Tenha seriedade!

Diante disso, é fato que você não sabe quais os tipos de clientes que vão lhe contatar. Por essa razão, elabore os métodos ideais para atender cada perfil específico. Lidando com todos com atenção e cautela, sem nunca colocá-los em um estereótipo ou tratá-los de forma cética e previsível.

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