Tipos de financiamentos imobiliários: conheça quais são!

Como sabemos, o financiamento imobiliário nada mais é do que um crédito oferecido por instituições financeiras para a compra de imóveis residenciais ou comerciais. Fazer um financiamento é uma solução bastante viável para quem tem estabilidade financeira e deseja acelerar o sonho da casa própria.

Por isso, o corretor 2.0 deve conhecer os tipos de financiamento oferecidos no mercado e entender como eles funcionam, para oferecer a melhor opção para o cliente e ajudar a efetivar as vendas. São eles: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Nesse sentido, conhecer as Tabelas SAC e Price também ajuda a fazer a melhor escolha conforme cada perfil de compra.

Neste post, vamos explicar com detalhes os tipos de financiamento imobiliário praticados no Brasil. Acompanhe a leitura e veja como eles funcionam!

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

A diferença básica entre o SFH e o SFI está na taxa de juros do financiamento, visto que o primeiro costuma apresentar uma taxa mais baixa. Isso porque existe uma Lei proibindo as instituições financeiras de ultrapassarem 12% de juros anuais. Para lhe ajudar, resumimos as principais características do SFH:

  • a taxa máxima de juros anuais é de 12%;
  • o imóvel adquirido deve ser residencial;
  • a propriedade deve ser o primeiro imóvel do comprador;
  • a propriedade deve estar localizada na cidade onde o comprador mora ou trabalha;
  • o valor máximo do imóvel é de R$ 750 mil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal e de R$ 650 mil nos demais estados;
  • o prazo total do financiamento pode ser de até 420 meses (35 anos);
  • o valor máximo do financiamento pode ser até 90% na tabela SAC e até 80% na tabela Price;
  • é permitido usar o FGTS no financiamento, respeitando-se regras específicas.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O SFI é utilizado naquelas situações em que o comprador está adquirindo um imóvel comercial ou um segundo imóvel residencial, como forma de expandir o patrimônio. Em seguida, listamos os principais requisitos do SFI:

  • a taxa de juros anuais costuma ultrapassar os 12%;
  • o imóvel adquirido pode ser residencial ou comercial;
  • a propriedade não precisa ser o primeiro imóvel do comprador;
  • a propriedade pode estar localizada em qualquer cidade do país;
  • o valor máximo do imóvel é ilimitado;
  • o prazo total do financiamento pode ser de até 420 meses para uma propriedade residencial e de até 120 meses para uma propriedade comercial;
  • o valor máximo do financiamento pode ser de até 100% em qualquer uma das tabelas;
  • não é permitido usar o FGTS no financiamento.

Tabela Price

A tabela Price está relacionada com a amortização da dívida, ou seja, com a forma como as parcelas vão sendo quitadas ao longo do financiamento imobiliário. Nesse tipo de financiamento imobiliário, o valor das parcelas é sempre o mesmo.

Quem opta por financiar um imóvel na tabela Price sente-se mais confortável por saber que vai arcar sempre com o mesmo preço na hora de pagar as parcelas. Isso possibilita um planejamento financeiro mais estável, com tudo correndo dentro do programado. Porém, antes de escolher essa forma de amortização, é preciso ter certeza de que o valor das prestações caberá no bolso do cliente.

Tabela SAC

A tabela SAC, que significa Sistema de Amortização Constante, também está relacionada com a amortização da dívida, em que o valor das parcelas diminui gradativamente no decorrer do contrato de compra e venda. O cliente tem a seu favor a tranquilidade de saber que o esse preço vai diminuir no decorrer do financiamento imobiliário. Por outro lado, o comprador não pode se esquecer de que o investimento inicial é consideravelmente maior, pois as prestações começam mais altas.

A vantagem é que, como as parcelas vão diminuir de preço ao longo dos anos, o consumidor terá uma folga no bolso e poderá até se planejar para investimentos futuros. O mais importante, em qualquer um dos casos, é fazer um bom planejamento financeiro para honrar a dívida sem dificuldades.

Agora que você já sabe os tipos de financiamento imobiliário, será muito mais fácil auxiliar seu cliente na tomada de uma decisão inteligente e compatível com as reais necessidades da compra. Nesse sentido, o corretor independente mostra que conhece e se preocupa com seu cliente, aumentando as chances de efetivar as vendas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e comente no fim deste post qual o melhor tipo de financiamento, na sua opinião.