Mulher no mercado imobiliário: veja como se destacar na profissão

“O mundo é das mulheres”. Com certeza, você já ouviu essa expressão em algum momento. E é correto afirmar que ela tem se materializado no mercado de trabalho com toda força e expressividade.

No setor imobiliário, essa questão é cada vez mais visível. Mesmo em um cenário competitivo, em que homens ainda predominam, a atuação feminina está em total igualdade a eles — quando se trata de qualidade e eficiência.

Você é uma mulher no mercado imobiliário e quer se destacar ainda mais na profissão? Então este artigo é para você. Continue a leitura e aproveite as dicas!

Quais são os principais desafios e dificuldades no setor?

As mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades no mercado de trabalho como um todo. Hoje, no setor imobiliário, elas ocupam cerca de 30% dos profissionais registrados, conseguindo vencer uma barreira muito importante: a de preconceito em relação ao gênero.

Além da questão da representatividade, existe a de equidade salarial. Vê-se que o salário pago a mulheres nem sempre é o mesmo que o dos homens, mesmo com uma atuação feminina exatamente igual, ou até mesmo superior a deles. Esse é um desafio que ainda deve ser vencido, mas que traz boas expectativas quando se fala no assunto.

Como uma mulher no mercado imobiliário pode construir sua independência e reputação?

Para começar, a mulher deve colocar em prática suas habilidades de planejamento. Com uma boa organização, será mais fácil encontrar oportunidades e fechar negociações com mais rapidez.

Também é importante demonstrar iniciativa para a pesquisa. Se você precisa sair para estudar ou para cuidar das crianças, com certeza passa por muitos lugares. Conhecer os arredores onde estão os imóveis que você vende ou aluga é uma forma de ser mais criteriosa ao entender as necessidades dos clientes e apresentá-los a propostas que realmente atendam a elas.

Existem também as habilidades de comunicação, extremamente valorizadas, não somente com homens. Muitas vezes, clientes do sexo feminino se sentem muito mais à vontade ao serem atendidas também por mulheres. Esse contexto deve ser bem aproveitado, e inclusive ser considerado como o primeiro diferencial de uma longa lista de possibilidades.

Quais são os diferenciais que agregam para que você se destaque?

É interessante mencionar algumas coisas que favorecem o desempenho das mulheres no mercado imobiliário. Em primeiro lugar, a flexibilidade de horários permite que você trabalhe de acordo com o que sua rotina permite. Mesmo que você tenha filhos ou esteja na faculdade, conseguirá se organizar para prestar serviços de excelência sem se sobrecarregar.

E por falar em faculdade, estudar e se especializar é algo que sempre acarreta em mais visibilidade em seu currículo e profissão. O público feminino, de modo geral, é o que mais procura investir nesses caminhos, então não fique de fora.

Outro fator que vale a pena mencionar é que as mulheres exercem um poder de influência maior na compra. É claro que essa não é uma característica exclusiva do sexo feminino, mas se manifesta com mais naturalidade na mulher, que geralmente possui um olhar mais detalhista e empático acerca de detalhes que seriam facilmente ignorados por outras pessoas.

E, então, gostou de saber um pouco mais sobre a mulher no mercado imobiliário? Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de curtir a nossa página do Facebook e acompanhar outras novidades!